Tradutor - Translate

Total de visualizações de página

sábado, 14 de maio de 2016

Os benefícios do vinagre de maçã

Descubra seu enorme valor para  a saúde. 


Desfrutar de uma salada com vinagre de maçã é sempre bom, porém além de ser um produto agradável ao paladar, também apresenta grandes propriedades que beneficiam a saúde.




As propriedades do vinagre de maçã



Além de ser um produto muito apreciado na gastronomia devido ao seu excelente sabor, o vinagre de sidra de maçã também previne alguns problemas de saúde e melhora o funcionamento do organismo em geral. Por ser um produto ácido, ele é excelente para limpar e regenerar o organismo.

Este alimento contém uma boa quantidade de substâncias nutritivas, como vitaminas, ácidos essenciais, enzimas, pectinas, celulose e minerais; além disso, possui muito potássio e micro minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, flúor, boro e silício.

A pectina, que se encontra em grandes quantidades no vinagre, é excelente para regular os níveis de açúcar e colesterol presentes no organismo. A celulose é importante para manter a saúde do intestino. O vinagre de sidra ajuda também a renovar as reservas de minerais de modo constante.

Se você consome este vinagre diariamente, ele te proporciona cálcio para os ossos e potássio para os músculos, como também estabiliza o metabolismo. O vinagre de maça também é conhecido como o “elixir da juventude”, já que tem a capacidade de ajudar o corpo a se manter jovem.


Propriedades especificas


O vinagre de maçã é um excelente alimento medicinal, capaz de depurar nosso organismo e, ao mesmo tempo, revitalizá-lo, graças aos seus abundantes valores nutricionais. Contém vitaminas A e B, ácidos graxos essenciais, enzimas e múltiplos minerais, como o cálcio, fósforo, o potássio, o magnésio, o enxofre, o zinco, o ferro ou o silício, entre muitos outros,


Aplicações mais importantes


*Nos ajuda a eliminar toxinas graças ao seu teor de enxofre e, além disso, atua diretamente sobre o fígado, ajudando-nos a metabolizar melhor as gorduras.

*Previne infecções urinárias e cuida de nossos rins, já que nos ajuda a manter limpas as vias urinárias e a urina ácida.

*Aumenta nosso metabolismo e elimina os excessos de gordura de nosso corpo, o que nos ajuda a emagrecer.

*É um grande diurético, pelo que nos permite eliminar o excesso de líquidos de nosso organismo.

*Previne a sequidão ocular graças ao seu teor em vitamina A.

*Melhora os processos digestivos devido a que é rico em enzimas. Muito útil no caso de flatulências, acidez, desconforto etc.

*Combate a prisão de ventre, melhorando o estado de nossa flora intestinal.

*Desinflama as gengivas, melhorando o estado de nossa flora intestinal.

*Elimina mucosidades em casos de resfriados e sinusites.

*Reduz os níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico.

*Alivia a tosse e a dor de garganta.

*Previne as câimbras musculares graças ao seu teor em minerais.

*Melhora o estado de nossa pele e cabelo graças ao seu teor em vitaminas e minerais.

*Reduz o risco de sofrer todo tipo de cálculos, já sejam biliares, hepáticas e renais.

*Combate a hiperacidez gástrica, a alivia imediatamente; além disso, trata e previne úlceras gástricas, as quais se produzem em meios muito ácidos.

*Previne os cálculos renais de ácido úrico.

*Alivia as infecções urinárias.

*Melhora a saúde dentária e previne problemas como as cáries, a gengivite e o tártaro.



E mais


Ele melhora o trânsito intestinal, evitando dessa maneira a prisão de ventre, regenera a flora intestinal, eliminando a toxinas e reduz algumas dores reumáticas. Ele é diurético, ajudando no processo de perda de peso.

O hábito de consumir o vinagre com regularidade pode ser muito benéfico para as mulheres que estão na menopausa, pois ajuda a controlar os calores, a fraqueza e o cansaço repentino, os nervos e o estresse, mal estares que são típicos desta etapa pela qual todas as mulheres devem passar. Felizmente com produtos como esse, os sintomas se tornam muito mais toleráveis.

Este vinagre também pode acabar com os resfriados, gripe, inflamações bucais, dores de garganta, cáries e hipertensão.

O vinagre também é ideal para aliviar as dores de cabeça, especialmente as enxaquecas. Para isso, adicione três colheres de sopa do vinagre em meio litro de água fervendo e em seguida inale o vapor.

Pode aliviar dores musculares com compressas na parte afetada, e igualmente podemos utilizar as compressas para curar a urticária, eczemas e queimaduras leves provocadas pelo sol, para este último se pode aplicar compressas de água com o vinagre, mas a temperatura ambiente ou fria.

Com todos os benefícios que o vinagre apresenta, devemos levar em conta que é um produto que jamais deve faltar em nossa casa, seja utilizando na salada para realçar o sabor, ou para realizar os tratamentos que nos ajudarão a estar por mais tempo em perfeito estado de saúde.


O vinagre de maçã é um produto natural, por isso os benefícios que traz para as pessoas que o consomem são muito importantes. Recomenda-se incorporar a sua dieta o quanto antes, pois assim poderá desfrutar de todas as qualidades tanto terapêuticas como nutritivas.


Além de ser muito útil no preparo de uma grande variedade de alimentos, o vinagre também pode ser usado em produtos de beleza, em seu jardim ou para tratar algumas doenças. A seguir, falaremos sobre como tirar o melhor proveito deste produto.



Usos diversos


Condicionador para o cabelo


O vinagre de maçã é o melhor condicionador natural pra os cabelos, além de ser muito econômico é igualmente efetivo;com esse produto o cabelo se torna mais suave, sedoso e brilhante.

Em poucas palavras, é possível obter um cabelo realmente mais bonito fazendo uso do vinagre de maçã.

Para aplicar o produto, tudo o que temos de fazer é: adicionar uma colher de sopa de vinagre de maçã em uma xícara de água quente e algumas gotas de óleo essencial de nossa fragrância preferida, a fim de eliminar o cheiro do vinagre.

Os óleos mais recomendados neste caso podem ser os de mental, baunilha ou lavanda.

Depois, misturamos tudo muito bem e deixamos repousar por 10 minutos, então estará pronto para aplicação.

Para aplicar, fazemos justamente como se faz com o condicionador habitual, após o uso do champô. Após três lavagens utilizando o produto é possível notar a diferença e os efeitos positivos.




(Foto: Carlos A. Redondo / Flickr)




Tira manchas



Também funciona como um tira manchas natural, muito efetivo para tirar as manchas da roupa, especialmente as de suor.

O procedimento é muito simples: aplique algumas gotas no local da mancha, esfregue a região suavemente e logo notamos como as manchas se desfazem, até que não reste mais nenhuma.


Calmante muscular



Depois de uma rotina pesada de exercícios, é possível apresentarmos uma dor muscular intensa; esse tipo de dor pode ser aliviada por meio do uso de vinagre de maçã, que por sua vez atua como calmante.

Desta maneira a dor sumirá aos poucos das regiões onde o ácido lático se acumulou, esse ácido é liberado quando realizamos exercícios e é o responsável pelas dores musculares mais comuns.

Para aliviar as dores basta umedecermos um pano com vinagre de maçã e aplicar sobre a região afetada, deixando que atue por 20 minutos, após esse tempo será possível notar a melhora.


Analgésico para a garganta




O vinagre de maçã é um produto muito utilizado para aliviar dores de garganta, e realmente é efetivo; o sabor que deixa na boca após o tratamento é pouco agradável, mas pelo resultado, vale a pena.

Para preparar o remédio é muito simples. Primeiro esquentamos médio copo d‘água e adicionamos meio copo de vinagre de maçã, quatro gotas de limão e uma colher de mel. Depois de pronto, fazemos gargarejos.

Desta maneira aliviaremos a dor de garganta e eliminaremos qualquer micro-organismo que esteja afetando essa região.




(Fotos: Arleco Producciones / Flickr)



Herbicida




Para todas as pessoas que possuem jardins e tenham problemas com ervas parasitas, pragas difíceis de erradicar e que prejudicam o crescimento e desenvolvimento das plantas, o vinagre de maçã é um herbicida natural e seguro.

Com um atomizador podemos borrifa-lo sobre as pragas para acabar com as mesmas por completo.


Contra o soluço




Especialistas afirmam que não há cura para o soluço, mas a grande maioria das pessoas, de acordo com o senso comum, afirmam que com um bom gole de vinagre de maçã é possível cessar os espasmos que causam o soluço. Não perderemos nada se tentarmos!