Tradutor - Translate

Total de visualizações de página

domingo, 3 de agosto de 2014

Gengibre: Especiaria milagrosa segundo a Ayurveda


Conheça essa planta que possui mais de 400 substâncias poderosas para sua saúde



Você sabia que o gengibre faz bem à saúde? É isso mesmo. Segundo a nutricionista Vanessa Lobato, ele possui mais de 400 substâncias, com propriedades digestivas, expectorantes e até afrodisíacas.


O gengibre apresenta inúmeras propriedades farmacológicas, influenciando os sistemas digestores, nervoso central e cardiovascular. Ele também age como estimulante para o TGI, aumentando o peristaltismo e o tônus do músculo intestinal, impedindo a formação de gases no aparelho digestivo.

Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório, melhorando a respiração em casos de congestionamento nasal, auxiliando no combate de gripes, resfriados, catarros crônicos, tosses, fraquezas do estômago, rouquidão e bronquites.

O gengibre também tem ação anti-inflamatória, sendo eficaz nas desordens reumáticas e artríticas. "Fazer compressa das raízes para as dores externas reduz as dores reumáticas, no nervo ciático e nevralgias", explica a nutricionista.

Ele pode ser consumido fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre fresco é usado em preparações culinárias ou para o preparo de infusões. Já o seco é mais usado para compressas. O em conserva é utilizado também na culinária e o cristalizado com açúcar é usado como confeito para irritações na garganta ou cristalizado no sal. "Quando usar o gengibre fresco é importante tirar a pele dele, com uma faca", diz Valéria.

Apesar de ser recomendado o uso do gengibre para problemas estomacais, em pessoas com úlcera ativa o consumo da tintura pura (maior concentração de ativos) deve ser evitado. Pessoas com problemas cardíacos também devem consumir com moderação.

A nutricionista também chama atenção para o fato de que, pela presença de terpenos, um óleo, deve-se lavar as mãos após o manuseio e evitar exposição solar para não manchar a pele, assim como o limão.


O gengibre é "uma planta da família das Zingiberaceae, cujo caule subterrâneo é um rizoma horizontal muito apreciado pelo seu aroma e sabor picante", segundo Wikipédia. É um alimento com várias propriedades benéficas para a saúde e que pode ajudar-nos em certas doenças. Além disso, podemos utilizar este tubérculo para condimentar as nossas receitas e dar-lhes um toque especial. 


Descubra quais são as propriedades do gengibre e sua aplicação.



Trata-se de um anti-inflamatório natural, por isso pode usar-se o gengibre para aliviar as dores e processos inflamatórios crônicos como artrite, reumatismo, etc.
Outra das propriedades deste tubérculo é que atua como remédio natural contra os problemas digestivos, como náuseas e vômitos de diversas causas (gravidez, tonturas, indigestão, etc).
Além disso o caule do gengibre favorece uma melhor digestão, uma vez que facilita a secreção de sucos gástricos, melhora os sintomas de refluxo gastro esofágico e elimina o mal-estar depois de uma refeição pesada.
Também devemos destacar as propriedades do gengibre para diminuir a tosse, a bronquite respiratória e outros problemas respiratórios.
Alguns estudos demonstram que o gengibre apresenta atividade antiviral e anti-cancerígena em cancros associados a vírus, daí o óleo de gengibre poder ajudar a prevenir o cancro de pele.

Gengibre: especiaria milagrosa

A medicina Ayurvédica confere ao gengibre o estatuto de armário de medicamentos virtual. Isto porque esta milagrosa especiaria tem, há muito reconhecidas, propriedades digestivas fabulosas além de inúmeros outros benefícios para a saúde.

Na Índia consome-se muito gengibre diariamente. O chá enriquecido com gengibre é um dos favoritos das famílias e é o antídoto de eleição das avós  para combater constipações e gripes.

Em milhões de casas na Índia, não se prescinde, à mesa de jantar, dos palitos de gengibre fresco embebidos em sumo de limão e sal: um acompanhamento indispensável para o seu prato favorito.

10 Fantásticos benefícios do gengibre:


Anda sem apetite? Coma gengibre fresco antes do almoço para estimular o apetite. A medicina Ayurvédica recomenda que o almoço seja a principal refeição do dia, porque é nessa altura que a energia digestiva está no pico.
O gengibre melhora a absorção e assimilação dos nutrientes essenciais.
O gengibre limpa os “canais” de microcirculação do organismo, incluindo os seios nasais que tendem a congestionar-se de vez em quando.
Sente-se com enjoo ou náuseas? Mastigue gengibre, de preferência envolvido num pouco de mel.
Não consegue controlar os gases? Adivinhe! O gengibre ajuda a eliminar a flatulência!
Sofre de cólicas? Mastigue gengibre –  e para melhores resultados, passe-o por azeite quente antes de o mastigar.
Torcendo-se com dores nas articulações? O gengibre, com as suas propriedades anti-inflamatórias, pode aliviar. Deite umas gotas de óleo essencial de gengibre no seu banho para aliviar as dores musculares e das articulações.
Fez uma cirurgia? Mastigar gengibre no pós-operatório pode ajudar a superar a náusea.
Beba chá de gengibre para se livrar das dores de garganta e da congestão nasal. E quando corre uma aragem, os benefícios de aquecimento deste saboroso chá são ainda maiores!
Angústias noturnas?? Experimente adicionar um bocado de gengibre ao seu prato de sopa. Psst … os textos Ayurvédicos conferem ao gengibre propriedades afrodisíacas, também.
Gengibre & Arroz Basmati
Cozinhe arroz basmati. Misture de imediato alho, gengibre, pimenta verde moída e coentros frescos – deixe esta explosão de sabor e fragrância conduzir os seus sentidos!

Sumo com Gengibre

Uma grande ideia: rale um pouco de raiz de gengibre e triture na sua máquina de sumos, juntamente com cenouras, maçãs e um pouco de sumo de limão. Muito saboroso e, é claro, muito bom para a sua saúde!


Sobremesa com Gengibre

Um pouco de gengibre ralado na sua pana cotta ou no gelado de morango intensifica-lhes o sabor!

O Gengibre Equilibra os seus Doshas

Se o seu dosha ayurvédico é Vata (arejado, inquieto) ou Kapha (pesado, lento), o gengibre não é a solução. Mas se o seu dosha é do tipo Pitta, ardente, o gengibre é perfeito para conseguir o equilíbrio. Para compreender a sua personalidade dosha, consulte um bom médico ayurvédico

Adaptado de 10 Health Benfits of Ginger de Shubhra Krishan